Pesquisa


WebNeste site

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Efeito do açaí sobre os níveis de colesterol plasmáticos


Os compostos fenólicos, ou polifenóis, presentes no açaí, são os grandes responsáveis por sua atividade antioxidante. Essa ação retarda a veloci­dade da oxidação por meio de um ou mais mecanismos, tais como inibição de radicais livres e complexação de metais. Estas substâncias antioxidantes atuam na prevenção da aterosclerose reduzindo a oxidação do LDL-colesterol (lipoproteína de baixa densidade), que se acumularia no interior de macrófagos da parede vascular, formando as placas ateroscleróticas.
A fruta também possui alto teor de lipídios, o que lhe confere alto valor energético. São 12% de ácidos graxos ômega-6 (ácido linoléico) e 60% de ácidos graxos ômega-9 (ácido oléico). O ômega-6 é um ácido graxo poliinsaturado essencial que ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol. Já o ômega-9 é um ácido graxo monoinsaturado essencial, que também atua na diminuição do colesterol-LDL e ainda regula os níveis do colesterol-HDL (lipoproteína de alta densidade).
O açaí é uma fruta tropical rica em compostos bioativos como carotenóides, antocianinas e compostos fenólicos. Os carotenóides, como o beta-caroteno e o licopeno, são pigmentos naturais com algumas propriedades como atividades antioxidante, anticancerígena e pró-vitamina A. As antocianinas também são pigmentos de ocorrência natural, responsáveis pela coloração azul, vermelha, violeta e púrpura de muitas espécies de frutas e vegetais. Pertencem à classe dos flavonóides e possuem ação hipolipidêmicas, antiplaquetária, antitrombótica e antioxidante.
Esta fruta possui aproximadamente 0,2 a 3,8 mg/100 g de carotenóides totais, 14,0 a 54,0 mg/100 g de antocianinas e 183,0 a 600 mg/100 g de compostos fenólicos. Os valores são bastantes diferentes devido à procedência da fruta.
O açaí encontra-se entre as frutas com maior capacidade antioxidante. Em ordem decrescente estão acerola, manga, morango, uva, açaí, goiaba, amora, graviola, maracujá, cupuaçu e abacaxi.
Além destes benefícios, o açaí é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais e mantém suas propriedades mesmo sob a forma de polpa congelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...