Pesquisa


WebNeste site

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mito ou Verdade?


1. Queijo minas tem menos gordura que a ricota? 
Verdade. A ricota é feita a partir do soro do leite, que seria desprezado após a fabricação dos queijos. E é adicionado leite para aumentar o seu rendimento, o que também aumenta a quantidade de gordura. Uma fatia de 50 g de ricota contém 11 g de gordura, contra 9 g na fatia do queijo minas.

2. A carne de frango faz mal por causa da adição de hormônios.
Mito. A carne de frango não apresenta hormônios de espécies alguma, isso é uma lenda. Colocar hormônio em carne é crime e existe uma portaria, a de número 51 de 1991, do Ministério da Agricultura, que proíbe tal procedimento. Logo, a carne que apresentar índices de hormônio não poderá ser comercializada. Este mito surgiu porque os frangos criados em granjas atingem o tamanho de abate em pouco tempo em função da seleção genética para esse fim.

3. Mascar chiclete faz mal ao estômago?
Verdade. Quando em excesso, pode trazer problemas, pois a função de mascar o chiclete estimula o estomago a trabalhar, produzindo suco gástrico com o objetivo de digerir os alimentos. Como não há alimento a ser digerido, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras.

4. O tomate seco é tão saudável quanto a fruta in natura?
Mito. Além de ser rico em sódio (sal), que contribui para retenção de líquidos, o tomate seco é rico em gorduras graças ao óleo presente em seu preparo, que acaba deixando sua espessura mais grossa e dificultando a absorção das fibras pelo intestino.

5. Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?
Mito. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.

6. É verdade que a laranja auxilia a digestão de uma refeição pesada, como a feijoada
Verdade. As fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.

7. É verdade que bebidas com gás podem gerar descalcificação óssea?
Mito. Existe a crença de que o gás torna o sangue mais ácido, contribuindo para a dissolução gradual da massa óssea. Na realidade, o que ocorre com a ingestão de bebidas gaseificadas é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos que, sendo transportado para os pulmões, é trocado por oxigênio. A própria digestão dos alimentos gera a maior parte de dióxido de carbono transportado pelo sangue.

8. É verdade que tomar qualquer tipo de bebida durante as refeições não é bom?
Mito. Até 1 copo de 200ml não atrapalhará na digestão. O recomendado é beber água ou suco de frutas com baixas calorias. Já refrigerantes ou bebidas com gás são ricas em fósforo e, em geral, em cafeína, que prejudicam a absorção do cálcio, do ferro e das vitaminas da refeição.

9. Salada de frutas tem que ser consumida no mesmo dia para não perder os nutrientes?
Verdade. Só se consegue preservar os nutrientes na hora que você prepara e consome, mas as fibras (que auxiliam no intestino) permanecem nas frutas. O ideal é não só consumir frutas em salada e sim consumir frutas inteiras para garantir uma maior quantidade de vitaminas e minerais.

10. Chá de boldo é bom para o fígado? Melhora a ressaca?
Verdade. O chá de boldo apresenta propriedades desintoxicante e é recomendado para casos de desconforto digestivo e do fígado. Seu princípio ativo é a boldina, um alcaloide, principal responsável pelas suas propriedades hepatoprotetoras e coleréticas. O boldo ajuda na digestão dos alimentos, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...