Pesquisa


WebNeste site

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mito ou Verdade?

1. Água com açúcar acalma?
Mito. Quando ingerido, o açúcar vai para o estômago, onde é transformado em dois compostos: frutose e glicose. Ele é transformado em uma importante fonte de energia para o corpo, no entanto não tem nenhuma propriedade sedativa sobre o sistema nervoso.

2. Não posso comer mais de três ovos por semana?
Mito. O aumento do colesterol não está apenas relacionado aos níveis de colesterol encontrados nos alimentos (o ovo é rico em colesterol). A gordura saturada tem efeito maior em relação à produção de LDL colesterol.

3. O uso de micro-ondas faz mal à saúde? Tampar alimentos diminuiria o risco?
Mito. Em primeiro lugar, se o micro-ondas pudesse realmente vazar alguma radiação, os níveis desta liberação seriam insignificantes e não ofereceriam perigo à saúde. É o que garante o Centro Americano para Aparelhos e Saúde Radiológica, uma unidade do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta a segurança doméstica dos aparelhos de micro-ondas. Tampar alimentos no aparelho apenas impede de sujar as paredes do micro-ondas. Devem-se utilizar utensílios de vidro para tampar, pois os de plásticos, quando aquecidos, liberam substâncias tóxicas e cancerígenas ao alimento.

4.Comer banana reduz cãibra?
Verdade. As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento das cãibras.

5. Comer manga com leite faz mal?
Mito. Isso surgiu para evitar que os escravos roubassem leite das fazendas, já que havia muita manga disponível para eles. Não existe nenhuma comprovação científica de que estes alimentos, quando ingeridos em conjunto, façam mal à saúde.

6. Carne vermelha faz mal a saúde?
Mito. A carne vermelha bovina é uma fonte importante de proteína, ferro, zinco e vitamina B12. As quantidades de ferro e vitamina B12 nela presentes nem se comparam às da carne branca. No entanto, o consumo elevado tem sido associado a um maior risco de doenças coronarianas, devido ao alto teor de gordura saturada presente no alimento. Assim, para aproveitar seus benefícios, o melhor é ingerir a carne bovina três vezes por semana e optar por carnes vermelhas mais magras, como patinho, alcatra, maminha, etc.

7. Pão integral tem menos calorias que o pão branco?
Mito. Possui as mesmas calorias e às vezes até mais. Mas mesmo assim, são mais vantajosos por apresentarem vitaminas, minerais e fibras.

8. O leite de soja pode substituir o de vaca?
Sim. O leite de vaca possui mais cálcio e o encontrado na soja não é tão biodisponível. Mas, isso não é preocupante, pois a indústria alimentícia adiciona cálcio aos leites de soja como suplementação.

9. Beber água em jejum emagrece?
Mito. O que emagrece é o balanço energético negativo. Isso significa ingerir quantidades menores de calorias em relação à necessidade diária do organismo.
10. Carnes malpassadas são ricas em ferro?
Mito. A quantidade de ferro não se altera nesse caso, e ainda existe o risco de intoxicação alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...