Pesquisa


WebNeste site

sábado, 27 de agosto de 2011

Nutrição que previne doenças na terceira idade

A preocupação com a prevenção de doenças nas pessoas acima de 60 anos cresce à medida que este grupo se torna numericamente mais representativo. A nutrição exerce grande na prevenção e no tratamento de doenças comuns na terceira idade.
Com o passar dos anos ocorre um declínio natural das funções fisiológicas, há diminuição do apetite, alterações no paladar e olfato, tornando a comida menos atraente e também menor a absorção e o metabolismo dos nutrientes .
É por isso que existe a necessidade de rever os hábitos alimentares e adequar o cardápio da população idosa.
Estas mudanças alteram as necessidades nutricionais. À medida que se envelhece, a necessidade calórica diminui e aumenta a demanda por alguns nutrientes, como as vitaminas, minerais, água, fibras e ômega 3.
Além da ingestão desses nutrientes, é importante que a refeição apresente aspectos agradáveis, como a cor, sabor, aroma e textura, e que seja priorizado o prazer no momento da refeição, atendendo as preferências do idoso.
 Lista com os alimentos que devem estar na dieta de pessoa que já passaram dos 60 anos:

Grãos
Grãos como a soja, a quinua, o amaranto, os feijões, o grão de bico, a ervilha e a lentilha, além de cereais integrais e das oleaginosas possuem elevados índices de proteínas que devem ser incluídas na alimentação diária na forma de cozidos e sopas. Atuam na manutenção da massa magra.

Peixes
Ricos em ômega 3, o salmão, o atum, a sardinha, o arenque, a cavala e também os óleos de peixe combatem problemas cardiovasculares, cerebrais e nas cartilagens. Sua suplementação, através de cápsulas de óleo de peixe, é interessante para a prevenção contra o mal de Alzheimer , Parkinson, depressão, perda de memória e concentração.

Sucos de uva escuras, cranberry e de açaí
São ricos em antocianina, um antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres e atua na prevenção do câncer; previne contra doenças cardiovasculares; auxilia no controle das taxas de colesterol.

Cereais integrais
Possuem um alto teor de vitaminas do complexo B (B1, B6, B12, ácido fólico), nutriente importante para o correto funcionamento de todos os órgãos. Além disso, fortalece o sistema imunológico e protegem os tecidos nervosos contra a oxidação. O complexo B também é encontrado nas leguminosas, nas oleaginosas e nas sementes.

Laranja, cenoura, abóbora e vegetais folhosos ( como a couve e o espinafre)
Possuem altos teores de carotenóides, vitaminas C e E, selênio e neutralizam a ação dos radicais livres. Além disso, a vitamina C é encontrada nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimentão. A vitamina E está presente nos óleos vegetais e gérmen de trigo. A castanha do Brasil é a maior fonte de selênio.

Linhaça, farelo de trigo, de arroz e de aveia
Compostos por fibras insolúveis, esses produtos atuam para auxiliar o bom funcionamento do intestino pois aceleram o trânsito intestinal.

Semente de abóbora
Essas sementes são boas fontes de magnésio, importantes para a saúde dos ossos, do coração e das cartilagens. São encontrados também nos vegetais folhosos verde escuros, nos cereais integrais, nas leguminosas e nas oleaginosas.

Banana, melão e água de coco
Assim como os feijões, a ervilha, a laranja e o espinafre, esses alimentos são ricos em potássio, substância que reduz os níveis de sódio diminuindo o risco de hipertensão arterial e derrame.
Além disso, a farinha de banana verde, o óleo de coco, o mel e a aveia alimentam os probióticos, bactérias que colonizam o intestino e são indispensáveis para uma boa digestão e absorção.

Castanhas e chocolate amargo
São fontes de zinco, também encontrado nos feijões, na lentilha, nas nozes, nas castanhas e nos cereais integrais. Essa substância é fundamental para a manutenção do sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...