Pesquisa


WebNeste site

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nutrição para o idoso dependente

O prazer de uma boa mesa é de todas as idades, de todas as classes sociais, de todos os países e de todos os dias. Pode se associar à todos outros prazeres e se mantém como o último deles, para nos consolar da perda dos outros!
A boa alimentação é uma preocupação também constante para a terceira idade, pois por uma série de fatores, que enumeramos a seguir, podem causar deficiências importantes para o organismo já envelhecido. São eles:
Problemas odontológicos: falta dos dentes, próteses velhas e mal-ajustadas, e doença da cavidade oral e das gengivas.
Problemas de deglutição: ou seja, para engolir, com dificuldade para engolir alimentos mais sólidos, devido à patologias da garganta e do esôfago.
Perda ou diminuição do paladar e do olfato (cheiro).
Problemas psico-geriátricos: principalmente, a depressão, a tristeza, o desânimo. a apatia e a solidão.
Uso de muitas medicações: podem trazer muitos efeitos colaterais e perda de apetite, bem como problemas gástricos, como a azia e a gastrite.
Doenças comuns no  idoso: como os problemas cardíacos, os pulmonares, os gástricos, os neurológicos, que trazem também a perda do apetite como consequência.
Poder aquisitivo baixo: diga-se aposentadoria, onde há poucos recursos financeiros para propiciar uma boa e variada alimentação.
Não ter quem prepare as refeições: levando o idoso à preferir alimentos de mais fácil preparo e consumo, na maioria ricos em calorias e açúcar, pobres em vitaminas e proteínas.
Se o idoso tem bom apetite, não apresenta problemas para engolir, é independente na mesa, e alimenta-se bem e variadamente (carnes, ovos, leite, cereais, legumes, verduras, pães, sucos, frutas…), ótimo! Agora, se é um idoso dependente, que necessita de ajuda para comer, engasga com facilidade, mastiga com dificuldade, então a história muda. Lembrar sempre que ao instituir dieta pastosa, temos que variá-la ao máximo, para não causar desnutrição, principalmente de proteínas. Para tal, o quadro abaixo é uma ótima orientação:
Dieta pastosa rica em proteínas animais
Mingau: enriquecer o leite com frutas liquidificadas ou amassadas, gema de ovo pré-cozida ou geleia de frutas
Vitaminas: adicionar ao leite, farináceos à base de cereais integrais, com ou sem açúcar, sorvetes em massa, leite em pó.
Carne: liquidificador e adicionar em purês.
Vegetais folhosos: adicionar a purês de feculentos.
Cereais: preferir feculentos; preparações com milho (polentas, cremes) ou arroz em papa.
Leguminosas: amassar com garfo ou passar em peneira fina.
Sopas: tipo cremes, preparadas em molho branco; à base de leguminosas liquidificadas, ou fubá com adição de carnes.
Pães: de forma sem casca; adicionadas ao leite (papinha); doces ou roscas.
Queijos: cremosos ou em pastas.
Sobremesas: pavês, mousses, pudins, arroz doce, curau, frutas cozidas ou em pasta.
Líquidos: leite ou iogurtes batidos com farináceos ou frutas; sucos de frutas e legumes com adição de farináceos.
Após as refeições, sempre fazer a higiene oral, escovando os dentes, lavando a prótese dentária, lavando a cavidade oral (boca), para não deixar restos de comida. O uso destas novas preparações de dentifrícios líquido pode ajudar muito. Se o paciente estiver acamado ou mais debilitado, o uso de água com bicarbonato, embebido em uma gaze e passada com os dedos do cuidador, na cavidade oral, pode também ser muito útil e preventivo. Observar se a prótese dentária está em bom estado de conservação, se não machuca ou se está folgada demais. As visitas periódicas ao dentista, sempre ajudam a prevenir uma série de doenças dos dentes e das gengivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...