Pesquisa


WebNeste site

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que você precisa saber sobre o vegetarianismo

Ser vegetariano, do ponto de vista nutricional, significa apenas não se alimentar de carnes de nenhum tipo.
A dieta vegetariana, quando bem planejada, é segura para todas as fases da vida: infância, idade adulta, senilidade, gestação e amamentação.
Se o planejamento nutricional é adequado, como deve ser para qualquer tipo de dieta, não há nenhuma limitação à prática de qualquer atividade física.
Os principais nutrientes que necessitam ser enfatizados na dieta vegetariana são: vitamina B12, vitamina B2, cálcio, zinco, ferro e gorduras do tipo ômega-3. A quantidade das demais vitaminas e minerais ingeridas por um vegetariano é muito maior do que a de uma pessoa que come carne em diversos estudos.
A questão da proteína é um mito. Os estudos científicos demonstram que ao atingir a necessidade energética diária, com alimentos de origem vegetal (principalmente grãos), todos os aminoácidos essenciais são supridos.
O único nutriente que necessita de suplementação é a vitamina B12. Essa suplementação deve ser realizada para crianças, gestantes e mulheres amamentando que não fazem uso diário de ovos e lácteos e para os que excluem todos os derivados animais da dieta (ovos e lácteos).
Todos os outros nutrientes podem ser perfeitamente obtidos na dieta sem suplementação.
Os benefícios à saúde ao se adotar a dieta vegetariana são muitos (leia o folheto "o vegetarianismo e a sua saúde"). Todas as patologias estudadas com relação ao vegetarianismo mostram resultados positivos. A incidência de diversas patologias é acentuadamente reduzida em vegetarianos.
Podemos tranquilamente falar em prevenção de doenças e auxílio ao tratamento com a dieta vegetariana.
No entanto, a Sociedade Vegetariana Brasileira, não corrobora a alegação de que a dieta vegetariana cura doenças. Não existem estudos científicos até o momento que comprovem tal fato.
Ser vegetariano não é apenas uma opção alimentar.
Ser vegetariano é uma atitude alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...