Pesquisa


WebNeste site

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sumo de beterraba aumenta a performance dos ciclistas

      

De acordo com um recente estudo, publicado no journal Medicine and Science in Sports and Exercise, o sumo de beterraba pode melhorar a performance de um ciclista.
A investigação incidiu sobre os efeitos da suplementação aguda de nitratos na alimentação do atleta na produção de energia, VO2máx  e desempenho durante provas de ciclismo.
O VO2máx é a variável fisiológica que melhor descreve a capacidade funcional dos sistemas respiratório e cardiovascular. Representa a capacidade máxima de integração do organismo em captar, transportar e utilizar o oxigénio para processos aeróbios de produção de energia durante a contração muscular.
O Sumo de beterraba é uma fonte natural de nitrato, que os investigadores pensam ser o ingrediente ativo que contribui para o aumento do desempenho do atleta. O nitrato tem dois efeitos fisiológicos: - aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e permitindo maior fluxo sanguíneo e reduz a quantidade de oxigénio necessária para os músculos durante a atividade física. 
Em média, os ciclistas foram 11 segundos mais rápido ao longo dos 4 km de distância e 45 segundos mais rápido ao longo dos 16,1 km de distância. Os resultados indicam que a suplementação de nitrato permite ao sistema cardiovascular e aos músculos dos ciclistas agir de forma mais eficiente produzindo mais energia para o mesmo nível de esforço (VO2máx).
O sumo de beterraba também contém outros compostos metabolicamente ativos que podem influenciar nas respostas fisiológicas ao exercício, incluindo betaína, antioxidantes e polifenóis.
O mundo dos batidos já lhe é familiar mas experimente agora os sumos de legumes, onde deve incluir a beterraba. Sugerimos que adicione outros legumes, como a cenoura, ou uma fruta, como a maça ou a pêra, para tornar este sumo mais doce. E porque não, juntar umas pedras de gelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...